História da Inseminação Artificial no Brasil

Boletim Inseminacao Artificial, V.1 n.2 1944

Boletim Inseminacao Artificial, V.1, n.1 1944

A partir de hoje, 29 de março de 2016, o site da REVIVAH Consultoria colocará a disposição de pesquisadores e demais interessados, os Boletins de Inseminação Artificial do antigo SFPRIA (Serviço de Fisio-Patologia da Reprodução e Inseminação Artificial) do Ministério da Agricultura, nos quais estão registradas as atividades dos serviços de inseminação artificial nas várias espécies de animais domésticos nos diferentes estados brasileiros.

Estes Documentos e outros de valor inestimáveis sobre a historia da Inseminação Artificial no Brasil serão digitalizados e publicados no nosso site, para que este material não seja perdido nos arquivos não catalogados das bibliotecas. No momento, iniciaremos com os volumes já digitalizamos do Boletim  de IA nº. 1 e 2 publicados em 1944. Esta contribuição será dada por Osvaldo Almeida Resende (Embrapa/Agrobiologia & Pesagro – Rio/CEPAO), Jaci de Almeida (Curso Pós Graduação da UFMG/EV – Belo Horizonte) e Pedro Afonso P. Moreira Alves (Pesagro – Rio/CEPAO).

O Ministério da Agricultura editou o primeiro número do Boletim de Inseminação Artificial em 1944, que serviu de repositório para todos os trabalhos na área de inseminação artificial realizados pelos técnicos federais, estaduais e colaboradores de outras instituições. A partir de 1953, por deliberação dos técnicos do Ministério da Agricultura o Boletim passou a se constituir em órgão oficial de divulgação da inseminação artificial e teve vida durante 15 anos. Seu último volume editado foi o de número 10 em 1959.

Aguardamos sugestões.

Boa leitura.

Deixe um comentário

  • (will not be published)